sexta-feira, 8 de julho de 2011

O mais novo país do mundo

Governo de Cartum reconhece novo Estado do Sudão do Sul


CARTUM - O governo do Sudão reconheceu nesta sexta-feira, 8, o novo Estado do Sudão do Sul, que proclamará sua independência neste sábado, anunciou o ministro sudanês de Assuntos da Presidência, Bakri Hassan Saleh em entrevista coletiva. "O Executivo sudanês está disposto a cooperar com o novo Estado", afirmou Saleh perante os jornalistas na capital, Cartum.
Saleh afirmou que Cartum reconhece o Sudão do Sul como "um Estado independente e soberano", de acordo com a linha que separava os dois territórios em janeiro de 1956 - quando o Sudão tornou-se independente do Reino Unido - e em concordância com as leis internacionais.
Além disso, o ministro expressou o desejo de Cartum "de manter excelentes laços com o Estado do sul" e de resolver assuntos pendentes no que se refere às fronteiras, águas, petróleo e dívida externa. Ele também pediu ao governo de Juba a reconhecer os acordos e tratados contraídos com o Executivo sudanês.
Guerra civil
O norte e o sul do Sudão se enfrentaram durante 21 anos em uma guerra civil, iniciada em 1983, que deixou mais de 2 milhões de mortos e que culminou com os acordos de paz de 2005.
Os pactos estipulavam a realização de um referendo de autodeterminação no sul, que aconteceu em janeiro passado e terminou com arrasadora vitória "sim". Como resultado, o Sudão do Sul proclamará no sábado sua independência em cerimônia na cidade de Juba, a nova capital.
Capacetes azuis
O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nesta sexta por unanimidade a criação de uma nova missão de paz no Sudão do Sul, que será formada por 7 mil capacetes azuis e com a qual se espera contribuir à paz e à segurança do novo país.
O principal órgão de segurança internacional assinalou que a missão contará ainda com 900 civis e destacou o papel que a ONU tem junto às novas autoridades do Sudão do Sul para consolidar a paz e impedir a violência no novo país africano.

 Tópicos: , Internacional, Geral

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,governo-de-cartum-reconhece-novo-estado-do-sudao-do-sul,742402,0.htm

4 comentários:

  1. Será que a criação de um novo país será a melhor solução par os conflitos?

    ResponderExcluir
  2. Sudão do Sul, um dos mais novo Estado independente do continente africano.
    Depois de ter passado por conflitos e guerra civil que durou vários anos sua luta, finalmente consegue sua liberdade e entra em acordo com o Sudão e conquista seus direitos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que a criação de um novo Estado não trará a paz. Como podemos observar nas notícias do local a violência aumentou muito, principalmente contra a mulher, existem muitos roubos e as pessoas mais influentes do local,o poder público não está mesmo interessada em dilapidar as riquezas da região e ganhar muito dinheiro com isso.

    ResponderExcluir